Especial Comunidades: as ações da Misturaí na Ilha do Pavão

Mais uma comunidade que a Misturaí abraçou. O trabalho na Ilha da Pavão começou em maio de 2020, durante o “auge” da pandemia. A comunidade, que passou por momentos difíceis naquele ano e no ano seguinte, contou com as ações da Misturaí para beneficiar as 130 famílias que vivem no local.

O voluntário Luciano Sito é responsável e o elo entre a Misturaí e as lideranças das comunidades atendidas. Ele conta como ocorreu a aproximação com a comunidade: “Levamos uma doação de cestas básicas na Ilha da Pintada e nos falaram que os moradores da Ilha do Pavão eram extremamente carentes. No retorno paramos na Ilha do Pavão e conversamos com a liderança da Associação, que nos descreveu as dificuldades que enfrentavam na comunidade, como insegurança alimentar, falta de água potável, atendimento em saúde, transporte e EPI’S para a Covid 19”.

Desde então, a comunidade passou a contar com o apoio da Misturaí para diversas ações.

Doação de caixas d’agua

Os moradores da Ilha do Pavão sofriam com o constante desabastecimento de água, o que impacta muito a rotina das famílias. Além disso, as casas não tinham caixas d’água para armazenamento, deixando a situação ainda mais difícil. Em 2021, a Misturaí, em parceria com a Associação de Moradores da Ilha do Pavão (Associação Vitória) e a Hackatown lançou a campanha “Vai ter água na Ilha!” e, juntos, arrecadaram recursos para a aquisição 26 caixas d’água.


As caixas d’água fizeram grande diferença e beneficiaram 150 pessoas da comunidade. A presidente da Associação Vitória da Ilha do Pavão, Sandra Ferreira, comemorou: “Muito obrigada, de coração. O pessoal está conseguindo se virar. Aquela desgraça de não ter água nem pra tomar, graças a Deus acabou!”.

Reforma da Associação de Moradores

Ainda no período da pandemia, a comunidade da Ilha do Pavão sofreu com a insegurança alimentar fazendo a demanda por quentinha aumentar muito. Naquele momento, foi necessário um local que pudesse servir como cozinha comunitária e refeitório.

Em 2020, com a ajuda de outras entidades, a Misturaí fez uma campanha para arrecadar fundos, e com isso, conseguiu a reformar a associação. Foi possível trocar o telhado, forro, vidros, adquirir armários e utensílios para montar a cozinha comunitária.

Luciano Sito reforça os benefícios da reforma da Associação: “A nossa ideia era que as mulheres da associação tivessem um ambiente estruturado para trabalhar e tudo isso foi feito sempre com diálogo com as lideranças locais”. A Associação continua na ativa, mesmo após a enchente de maio último, realizando oficinas de costura, construção civil básica e panificação.

A Associação Vitória também tem papel importante na luta pela moradia digna na Ilha do Pavão e sempre busca ajudar os moradores através benefícios emergenciais disponibilizados pelo governo.

Horta Comunitária

A Ilha do Pavão possui a sustentabilidade em seu DNA! A principal fonte de renda dos moradores da Ilha é a separação e venda de resíduos sólidos para reciclagem. Além disso, a comunidade é engajada em práticas sustentáveis como o plantio e manutenção de hortas.Horta Comunitária

Com o projeto Regeneraí, voltado à educação ambiental e sustentabilidade, a Misturaí organizou uma horta orgânica com quase 400 m² na Ilha do Pavão, com a ajuda do voluntariado. A equipe ensinou aos moradores o processo de compostagem e também os cuidados de manutenção da horta.

Ações como essa trazem grandes benefícios como incentivo à sustentabilidade, alimentação saudável e livre de agrotóxicos, segurança alimentar e cuidado com a terra.

Texto: estagiária Brenda Jacques Souza

Edição/supervisão: Cátia Chagas (Reg Prof 8512)

Fotos: Misturaí/Banco de Imagens