Especial Comunidades: Vila dos Ferroviários, a reconstrução

A comunidade Vila dos Ferroviários, localizada no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre, ainda convive com as marcas deixadas pelas enchentes de maio. Os moradores têm a difícil missão de reconstruir suas casas e retomar suas vidas. Nesse cenário, a ajuda da Misturaí tem sido fundamental na retomada.

Desde os primeiros dias dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, a Misturaí se mobilizou lançando a campanha “Misturaí Urgente” na plataforma de financiamento coletivo Apoia-se, arrecadando recursos financeiros para ajudar as comunidades atingidas, além das diversas contribuições de apoiadores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Foi assim que a Misturaí abraçou a comunidade pela primeira vez: os moradores receberam cestas básicas, kit de higiene e cobertores. A Vila também contou com o voluntariado para os mutirões e limpeza.

A presidenta da Associação Beneficente Cultural e Esportiva dos Ferroviários (ABCEFER) e moradora da comunidade, Daiane Ribeiro, reflete: “A Misturaí veio pra somar e, voluntariamente, auxiliar nesta área social”.

O segundo abraço: o projeto “Colorindo Vidas” da Misturaí que está começando a se concretizar vai contemplar 150 casas dentro da comunidade que foram atingidas pela enchente. A seleção das casas será feita em conjunto com a Associação de Moradores que irá indicar as casas que necessitam de pintura.

É possível ajudar a concretizar esse e outros projetos da Misturaí através de doações pelo PIX: misturaipoa@gmail.com e pelo Apoia.se.

Este é o segundo texto da série de quatro que vão falar um pouco sobre a ações da Misturaí em comunidades. As próxima: Morro da Polícia.

Texto: Estagiária Brenda Jacques Souza

Edição/Supervisão: Cátia Chagas (Reg. Prof 8512)

Imagem: Misturaí/Banco de Imagens