Projeto na Ilha do Pavão foi uma parceria entre Misturaí, Associação de Moradores e Hackatown
“A gente tá muito feliz. Falta água todo dia, vem à noite e dá para abastecer. Não estamos ficando sem água. Não dá nem pra comparar esse ano do outro”, conta emocionada a presidente da Associação Vitória, Sandra Ferreira, um ano depois da campanha de captação de recursos promovida pela Misturaí e Hackatown para a realização do projeto.
Já são 130 famílias beneficiadas na comunidade, que antes sofria com frequentes desabastecimentos de água. “Tem falta d’água ainda, mas as caixas estão fazendo toda a diferença. O respeito do Dmae com a comunidade, ligam para saber se estamos com água, oferecem caminhão pipa, mas não foi necessário’, conta Sandra.
Sobre a comunidade da Ilha
A comunidade tem como sua principal fonte de renda a catação de resíduos sólidos, trata-se de uma comunidade em que se faz ainda mais coerente o desenvolvimento de ações que alinham diferentes perspectivas para a sustentabilidade. Projetos de geração de renda e autonomia dos moradores podem passar pela discussão e articulação de pautas ambientais. Desse modo, a implementação do projeto veio também promover a conscientização da comunidade como protagonista para as mudanças climáticas, a melhoria do relacionamento entre os moradores, o aumento da autoestima e da inclusão social, o empreendedorismo e a geração de renda através da valorização dos resíduos, a educação ambiental, a promoção do acesso à alimentação saudável e o desenvolvimento territorial.
A Associação de Moradores
Desde 2020 a associação assume a liderança no desenvolvimento de parcerias para o atendimento emergencial, mas também para a criação de projetos de geração de renda e fortalecimento da comunidade. A instituição atende 130 famílias que vivem no local.
Os projetos desenvolvidos pela Associação Vitória da Ilha do Pavão beneficiam a todas as 860 pessoas da ilha, incluindo 120 crianças e 75 adolescentes. A maior parte trabalha com reciclagem, além da pesca. Nesta região, o foco está na inclusão das mulheres, porém a região também acolhe imigrantes haitianos e senegaleses que viviam em situação de rua.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=N3K03VfBWXU
“Muito obrigada, de coração. O pessoal está conseguindo se virar. Aquela desgraça de não ter água nem pra tomar, graças a Deus acabou!”
Sandra Ferreira, presidente da Associação Vitória da Ilha do Pavão