QUEM SOMOS

O Instituto Misturaí é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, com
sede em Porto Alegre (RS). Começamos nossas ações em abril de 2018, com atividades
pontuais. Nos institucionalizamos em 10 de abril de 2019, e construímos a nossa sede
social na Vila Planetário, no mesmo ano.

logo-misturai-ai-quem-somos

Surgimos como um coletivo de pessoas com o propósito de promover a mistura de mundos para a construção de uma sociedade mais justa. No início, promovemos encontros para debater a problemática da falta de articulação, integração e inclusão entre diferentes grupos de pessoas, as chamadas “bolhas sociais”, e como fazer para furá-las.

A partir de 2018, nos aproximamos de comunidades vulneráveis da cidade, principalmente Morro da Cruz e Vila Planetário. Em pouco tempo, a Misturaí foi reconhecida como uma organização com entrada nas periferias, capaz de articular atores e promover encontros inclusivos e diversos. Em 2019, passamos oficialmente a fazer parte do ecossistema de Porto Alegre, buscando promover uma cidade socialmente mais inclusiva, justa, próspera e sustentável para todes.

: : : : : : : : OBJETIVOS, MISSÃO E VALORES : : : : : : : :

Entre os nossos objetivos, estão:

– Furar bolhas e desenvolver projetos através da integração de diferentes culturas, setores, classes sociais e educacionais para transformar o mundo e celebrar essa mistura;

– Articular/misturar diferentes redes e instituições (setores público, privado, terceiro setor e indivíduos autônomos da sociedade civil) com o objetivo de desenvolver projetos sociais sustentáveis;

– Promover ações de capacitação e desenvolvimento sustentável para públicos vulneráveis e desfavorecidos socialmente.

Tais objetivos estão alinhados com a nossa missão:

“Misturar distintos grupos da sociedade civil que pouco dialogam (em especial, as diferentes classes sociais, mas também, por exemplo, a comunidade LGBTQI+ e grupos religiosos) com o objetivo de promover o desenvolvimento de todes, principalmente dos menos favorecidos.”

Entre nossos valores estão:

: : : : : : : : GESTORAS : : : : : : : :

Mara Luisa Freitas Nunes (Tia Mara)

Diretora-geral

Adriana Linhares Queiroz (Mana)

Vice-diretora-geral

Em 17 de junho de 2020, uma nova gestão assumiu a Misturaí, formada 100% por mulheres (Mara Nunes, Adriana Queiroz e Thais Andrade), sendo a presidência exercida por duas mulheres – negras, mães, avós e moradoras da Vila Planetário, onde fica a nossa sede.

Mara e Adriana, conhecidas como Tia Mara e Mana, foram eleitas por unanimidade pelo conselho e por toda a equipe de voluntáries. Assim, encerrou-se o ciclo da nossa 1a gestão, que teve Gabriel Goldmeier como presidente; Vânia Moller como vice-presidenta e Tomás Vier como tesoureiro.

Mara iniciou na organização em 2018 como voluntária, alcançou o posto de coordenadora em 2019, e em 2020, foi eleita Diretora-Geral da instituição. Ela possui experiência profissional como catadora de resíduos/materiais, babá e trabalhadora doméstica.

Conheça a história da tia Mara pelo TedxUnisinosSalon

A Vice-Diretora Geral, Adriana, já foi presidenta do Clube de Mães Santa Terezinha, na Vila Planetário, quando a reciclagem era um dos carros-chefes da geração de renda na comunidade; e presidenta da Associação de Moradores da Vila Planetário.

A eleição dessas duas mulheres negras de periferia, com o suporte de centenas de voluntários de diferentes classes sociais, profissões e lugares de Porto Alegre, representa bem o objetivo da Misturaí de ser uma organização inclusiva e diversa.

Dados Institucionais

Razão Social: Instituto Misturaí
CNPJ: 09.154.647/000142
E-mail: misturaipoa@gmail.com

Diretoria
Diretora geral: Mara Luisa Freitas Nunes
Vice-diretora geral: Adriana Linhares Queiroz
Tesoureiro*: Pedro Bruxel
Conselho Fiscal: Eldo Goldmeier, Rodrigo Nunes Bolbotka, Júlia Antunes
*Em novembro de 2020, Pedro Bruxel assumiu a Tesouraria da Misturaí.