Furando bolhas, misturando mundos

Campanha Vai ter Água na Ilha completa um ano com 26 caixas d’água instaladas

Projeto na Ilha do Pavão foi uma parceria entre Misturaí, Associação de Moradores e Hackatown

“A gente tá muito feliz. Falta água todo dia, vem à noite e dá para abastecer. Não estamos ficando sem água. Não dá nem pra comparar esse ano do outro”, conta emocionada a presidente da Associação Vitória, Sandra Ferreira, um ano depois da campanha de captação de recursos promovida pela Misturaí e Hackatown para a realização do projeto.

Já são 130 famílias beneficiadas na comunidade, que antes sofria com frequentes desabastecimentos de água. “Tem falta d’água ainda, mas as caixas estão fazendo toda a diferença. O respeito do Dmae com a comunidade, ligam para saber se estamos com água, oferecem caminhão pipa, mas não foi necessário’, conta Sandra.

Sobre a comunidade da Ilha

A comunidade tem como sua principal fonte de renda a catação de resíduos sólidos, trata-se de uma comunidade em que se faz ainda mais coerente o desenvolvimento de ações que alinham diferentes perspectivas para a sustentabilidade. Projetos de geração de renda e autonomia dos moradores podem passar pela discussão e articulação de pautas ambientais. Desse modo, a implementação do projeto veio também promover a conscientização da comunidade como protagonista para as mudanças climáticas, a melhoria do relacionamento entre os moradores, o aumento da autoestima e da inclusão social, o empreendedorismo e a geração de renda através da valorização dos resíduos, a educação ambiental, a promoção do acesso à alimentação saudável e o desenvolvimento territorial.

A Associação de Moradores

Desde 2020 a associação assume a liderança no desenvolvimento de parcerias para o atendimento emergencial, mas também para a criação de projetos de geração de renda e fortalecimento da comunidade. A instituição atende 130 famílias que vivem no local.

Os projetos desenvolvidos pela Associação Vitória da Ilha do Pavão beneficiam a todas as 860 pessoas da ilha, incluindo 120 crianças e 75 adolescentes. A maior parte trabalha com reciclagem, além da pesca. Nesta região, o foco está na inclusão das mulheres, porém a região também acolhe imigrantes haitianos e senegaleses que viviam em situação de rua.

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=N3K03VfBWXU

“Muito obrigada, de coração. O pessoal está conseguindo se virar. Aquela desgraça de não ter água nem pra tomar, graças a Deus acabou!”

Sandra Ferreira, presidente da Associação Vitória da Ilha do Pavão

COMPARTILHE EM SUAS REDES:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp