A Misturaí atende diversas comunidades de Porto Alegre praticamente desde 2020, quando a pandemia de Covid 19 impactou o mundo. O trabalho da Misturaí começou na Vila Planetário e atravessou a cidade ajudando comunidades em vulnerabilidade social. A Vila Chácara do Primeiro localizada no bairro Coronel Aparício Borges foi uma das primeiras comunidades atendidas pela ong.
No alto do Morro da Embratel, em uma das vistas mais bonitas da cidade, fica a pequena comunidade Vila Chácara do Primeiro que abriga cerca de 250 moradores. Quem contempla a linda vista não imagina os obstáculos que a comunidade passa todos os dias: “Falta transporte, falta creche e posto de saúde! ” falou a moradora Vera Lúcia Meneghetti de 61 anos que também é líder comunitária.
Além da falta de acesso à esses recursos básicos, a Vila Chácara do Primeiro tinha uma Associação de Moradores bem precária, feita de madeira e que estava literalmente “caindo aos pedaços”. Com isso, não era possível utilizar o espaço da associação para atender os moradores.
Construção da nova Associação de Moradores
Em 2021, a Misturaí “arregaçou as mangas” e fez uma parceria com os Engenheiros Sem Fronteira (ESF) para a construção da nova sede da Associação de Moradores. Através de rifas e doações, a Misturaí conseguiu comprar os materiais de construção enquanto os Engenheiros Sem Fronteira seguiam com o projeto. De tijolinho em tijolinho, uma nova sede era construída do zero!
Com a construção da nova sede foi possível desenvolver diversos projetos dentro da comunidade como atividades de recreação para crianças e idosos, oficinas e a produção de marmitas na cozinha da associação.
A líder comunitária Vera Lúcia Meneghetti reflete sobre o trabalho coordenado pela Misturaí: “Foi um avanço para a comunidade, ninguém mais acreditava na construção da Associação de Moradores. Hoje temos posto de saúde, que vem uma vez por mês na Associação, temos cozinha solidária, temos curso de costura, crochê e artesanato”.
Projeto Costuraí
Em 2022, a Misturaí levou o Projeto Costuraí até a Vila Chácara do Primeiro, com a doação de máquinas de costura para as moradoras. O projeto segue na ativa até hoje ajudando a fortalecer o empreendedorismo feminino dentro da comunidade, fazendo da costura uma fonte de renda para as moradoras.
Este é o primeiro texto da série de quatro que vão falar um pouco sobre a ações da Misturaí em comunidades. As próxima: Vila dos Ferroviários.
Texto: Estagiária Brenda Jacques Souza
Edição/supervisão: Cátia Chagas (Reg Prof 8512)
Imagens: Google Maps