Maio foi atípico, mais, foi terrível para os gaúchos por causa das chuvas, enchentes e inundações. Diante deste momento difícil, a Misturaí arregaçou as mangas e somou forças para uma corrente de solidariedade desde o primeiro fim de semana dessa tragédia ambiental. O voluntariado foi fundamental para que o trabalho da Ong fosse efetivo. Na produção e distribuição de marmitas, lanches, separação das doações, logística. Incansável.
Ao longo dos dias os voluntários e voluntárias conciliaram a vida pessoal a vida pessoal com o trabalho na Misturaí. É o caso do jornalista Érico Ramos, motorista voluntário. Ele disponibilizou o seu carro para o transporte das pessoas necessitadas e entrega de doações. Mesmo seguindo sua rotina normal de trabalho, Érico tem prontificado a ajudar nos momentos em que tem disponibilidade.
“Pessoalmente fui muito pouco atingido pelas consequências das enchentes. Então a minha preocupação é com os outros mesmo. São realmente muitas pessoas afetadas, em muitas regiões do estado”, diz o jornalista.
A advogada Larissa Urruth (foto abaixo) também se prontificou a ajudar como voluntária nos trabalhos. Ela atuou em diversas frentes desde a separação e triagem das doações até a preparação das marmitas.
“Minha rotina é basicamente chegar, ver as demandas com as lideranças da ONG, organizar o recebimento e distribuição de marmitas junto às comunidades atendidas pela Misturaí”, conta Larissa. Junto na equipe do voluntariado desde o início, ela teve muita vontade de ajudar. “Em um momento como esse, tendo saúde e possibilidade, não consigo imaginar motivos para não estar na linha de frente, fazendo o que posso”.
A artista Thaís Andrade (foto abaixo) já é velha conhecida da Misturaí, moradora do bairro Santana, ela fez trabalho voluntário na ONG durante a pandemia. Diante da situação de calamidade em Porto Alegre, Thaís resolveu voltar a ajudar.
“Estou fazendo um trabalho de logística para entender as demandas das comunidades e discutir com as lideranças da ONG como podemos apoiar”, conta Thaís que também ajudou no mutirão de limpeza do Areal da Baronesa, uma das comunidades atingidas pelas enchentes.
A ajuda às comunidades impactadas seria impossível sem o trabalho do voluntariado. Conheça os projetos da Misturaí. Venha para o voluntariado. Entre em contato através do WhatsApp (51) 98023-3892.
Texto: Brenda Jacques Souza, supervisionada por Cátia Chagas | Edição: Cátia Chagas | Fotos: Laura Shenkel