Sábado passado (13) foi dia de mais uma festa de Natal na Vila Planetário promovida pela Irmã Laure, do Emaús do Líbano e o apoio da Misturaí e voluntariado. Crianças de outras comunidades também participaram dessa integração. A celebração incluiu entrega de presentes, música, lanche. A festa é realizada há quatro anos.
Durante a tarde, a criançada participou de brincadeiras de corda, jogos de bola, dinâmicas coletivas e música natalina regada a pipoca, refrigerante e cachorro-quente. O propósito é o fortalecimento de vínculos comunitários e estimular a convivência entre as comunidades.
“Temos vários anos realizando esta celebração de Natal com a irmã Laure”, explica Adriana Queiroz, presidenta da Misturaí. “Ela sempre traz um cronograma pensado para motivar as crianças, que inclui um espaço de reflexão sobre a importância do Natal.”

Entre as comunidades participantes estão a Vila Vargas, Cabo Rocha, Morro da Polícia e Chácara do Primeiro. É nesta última que atua a associação comunitária presidida por Vera Meneghetti, responsável por trazer as crianças da comunidade. “Estamos aqui porque somos parceiros de longa data. Fomos convidados para esta festa, a qual é uma experiência muito positiva, especialmente porque temos crianças que nunca saíram da periferia para o centro da cidade”, aponta.
A líder comunitária também destaca a importância da parceria entre a Misturaí e a Associação da Comunidade Chácaras do Primeiro. Entre as ações desenvolvidas pela organização na periferia estão a cozinha solidária, a horta comunitária e o curso de geração de renda.

A confraternização marca uma das últimas atividades programadas para o encerramento de 2025. Ao longo do mês de dezembro. Nesta quinta, 18, ocorre o Almoço de Natal para a população em situação de rua.
Texto: Jomar Maita – Edição e Supervisão: Cátia Chagas – Jornalista – reg Prof. 8512


