Nossas cozinheiras de mãos cheias do Amparaí e Gurizadaí

Que a Misturaí distribui quentinhas é de conhecimento geral, mas você sabe quem está por trás das nossas cozinhas? São mulheres que lideram, a Laura Souza e Elauria Pereira, cozinheiras dos programas Amparaí e Gurizadaí, respectivamente. É na sede da instituição que ocorrem as ações, visando alimentar pessoas em vulnerabilidade social (Amapraí) e atender às crianças e adolescentes (Gurizadaí).

Laura (Foto: Jomar Maita)
Elauria (Foto: Jomar Maita)

Com anos de experiência, Laura e Elauria iniciam a jornada diariamente nas cozinhas, e o resultado é comida com sabor de casa, cada uma com seu toque especial.

O programa Amparaí, de segurança alimentar e assistência social, fornece mais de 100 quentinhas diárias, além do café no Café Formativo ás terças e quintas. Moradora da Vila e cozinheira, Laura é responsável por garantir que o local esteja em ordem. “Cozinhar passa por deixar tudo limpo e organizado desde o dia anterior, e parte da comida já fica temperada”, disse.

Dessa maneira, com um cardápio bem planejado, cada dia é um dia de refeição nutritiva sempre elogiada. “Faço galinha com molho, arroz, feijão e variedade de saladas. Ontem foi frango à milanesa, e cada dia é diferente”, afirma a cozinheira. Desde os 12 anos, Laura trabalhou como empregada doméstica, sem ter feito cursos, aprendeu tudo fazendo. A sobremesa que mais gosta de preparar é o pudim e tanto a equipe quanto os convidados adoram.

Todas as tardes ela ajuda na distribuição das cerca de 100 quentinhas prepradas por ela aos assistidos. “Gosto de ajudar as pessoas em situação de rua. Aqui todos são bem comportados, nunca vi problemas na fila.” Esse é o trabalho diário que, com amor e bom gosto, Laura realiza no programa da Misturaí.

Já na cozinha da Casa D, as crianças do Gurizadaí sentem o cheiro da comida feita pela Elauria. “Mamãe é quem me ensinou tudo o que eu sei”, disse, ao lembrar o jeito como a mãe ensinou a fazer a massa até a farinha sumir. Ela chegou na Misturaí avisada da vaga por uma amiga e aceitou, por ser uma atividade que sempre gostou de fzer. Ela é responsável pelo café da manhã, almoço e lanche das crianças. O cardápio está estruturado com todo cuidado nutricional, porém, a mão dela dá um toque especial.

Nas tardes, no Gurizadaí, as crianças adoram o lanche. “Eu faço bolo e achocolatado e sempre querem mais”, acrescentou. A comida e todo o serviço são inspecionados regularmente pela diretoria da organização.

Texto: Jomar Maita – Edição e Supervisão: Cátia Chagas – Reg. Prof. 8512.